Foto: Reprodução Assessoria
O período chuvoso tem colocado à prova a trafegabilidade das estradas urbanas e rurais de Matupá. Mesmo com o trabalho contínuo de manutenção realizado ao longo do ano pela atual gestão municipal, o excesso de chuvas registrado nos últimos dias tem provocado rápida degradação das vias e surgimento de atoleiros em diferentes regiões do município.
Segundo a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Transporte, a grande quantidade de água acumulada compromete principalmente as estradas de terra, comuns na zona rural. A manutenção preventiva realizada durante o período de seca ajuda a reduzir os danos, porém, nesta época do ano, as chuvas constantes acabam anulando parte dos serviços já executados.
O secretário Elywd Pereira Lacerda explica que a situação ocorre em alguns pontos que atingem comunidades rurais e áreas de produção. “As estradas do município estão sofrendo bastante. Temos pontos com atoleiros por causa do volume de chuva. Nossas equipes estão preparadas e trabalhando para atender todas as regiões”, destacou.
As equipes seguem mobilizadas em regime intensivo, realizando patrolamento emergencial, desobstrução de pontos críticos e auxílio a motoristas e produtores que encontram dificuldades para escoar a produção ou se deslocar. O secretário também orienta a população a evitar o tráfego em horários de chuva mais intensa. “Sabemos que não é fácil, mas pedimos que, sempre que possível, aguardem a melhora do tempo para trafegar. Assim evitamos acidentes e danos maiores às estradas”, reforçou.
A prefeitura afirma que continuará monitorando os trechos mais afetados e mantendo plantões para garantir o direito de ir e vir dos moradores. Apesar dos desafios típicos do período chuvoso, a administração municipal ressalta que as equipes permanecem em campo para minimizar os impactos e assegurar o acesso das comunidades e propriedades rurais. Municípios vizinhos, como Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte, também enfrentam dificuldades provocadas pelas chuvas intensas, com diversos trechos apresentando lâminas de água passando sobre as estradas, o que dificulta a passagem de veículos e compromete o deslocamento de moradores e produtores rurais.
Fale aqui a Sua Bronca!
© Web Site A BRONCA MT. All Rights Reserved. Design by R.F. NEVES