Pedido de Inserção No 278.7  -  CAMARA GUARANTÃ DO NORTE

Profissionais da imprensa

Foto: Reprodução
Profissionais da imprensa
Em primeira coletiva, Papa Leão XIV pede compromisso da imprensa com a verdade e a paz

Em sua primeira entrevista coletiva após ser eleito, o papa Leão XIV fez um apelo aos profissionais da imprensa para que se comprometam com uma comunicação baseada na verdade, na responsabilidade e no respeito ao próximo.

Falando diretamente aos jornalistas, o pontífice pediu que a busca por audiência não se sobreponha ao dever ético de informar. "A comunicação não deve buscar o consenso a qualquer custo, nem se revestir de palavras agressivas ou adotar o modelo da competição. A busca pela verdade deve estar sempre unida ao amor com que devemos humildemente procurá-la", destacou.

Leão XIV reforçou que a paz começa na maneira como nos comunicamos, alertando para os riscos da chamada "guerra das palavras" e da manipulação de imagens. "Devemos rejeitar o paradigma da guerra, inclusive na linguagem. O modo como comunicamos é fundamental para a construção da paz", afirmou.

O pontífice também recordou jornalistas que estão presos em várias partes do mundo “por terem buscado e relatado a verdade” e defendeu sua libertação. "A Igreja reconhece esses profissionais como verdadeiras testemunhas. Penso em quem relata guerras mesmo à custa da própria vida, em quem defende a dignidade, a justiça e o direito dos povos à informação. Só os povos informados podem fazer escolhas livres", enfatizou.

Leão XIV destacou que o sofrimento desses profissionais "interpela a consciência das nações e da comunidade internacional", chamando todos à responsabilidade de proteger a liberdade de expressão e de imprensa.

Ao final, o papa incentivou os jornalistas a não cederem à mediocridade diante dos desafios contemporâneos. "Vivemos tempos difíceis de percorrer e contar, mas deles não devemos fugir. A Igreja também precisa aceitar o desafio dos tempos. Como nos lembra Santo Agostinho: 'Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos'", citou.

Ele concluiu reforçando a importância do papel da imprensa no combate à "confusão de linguagens sem amor, muitas vezes ideológicas ou tendenciosas". "Por isso, o serviço que vocês prestam, com as palavras que escolhem e o estilo que adotam, é fundamental", finalizou.

Fale Sua Opinião sobre essa Notícia!




Comentários

Contato

Rua: 02, Setor Industrial, Matupa-MT

(66) 9 9673-4802

abroncamt@gmail.com

Estamos

TENHO UMA BRONCA!

Fale aqui a Sua Bronca!



© Web Site A BRONCA MT. All Rights Reserved. Design by R.F. NEVES