Foto: Reprodução Assessoria
O mais recente Boletim de Balneabilidade (nº 05/2025), divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), trouxe boas notícias para moradores e frequentadores das praias fluviais e balneários do norte de Mato Grosso. A avaliação contemplou 41 pontos de banho em todo o Estado, incluindo locais da bacia do Vale do Peixoto, que apresentaram classificação Própria para recreação.
Na região do Vale do Peixoto, áreas tradicionais de lazer como trechos do Rio Peixotinho, o Rio Peixoto de Azevedo e lagos utilizados pela população foram analisados e receberam nota Excelente. Isso significa que a água está dentro dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 274/2000, que garante segurança para atividades como banho, natação e lazer em família.
Segundo a SEMA, as coletas foram realizadas entre 30 de junho e 4 de setembro deste ano e não apresentaram sinais de poluição visível, como presença de resíduos sólidos, óleo ou floração de algas.
A condição Própria atesta que as águas oferecem qualidade satisfatória para contato direto, reduzindo riscos de doenças ou contaminações. A orientação, no entanto, é que a população evite banhos logo após chuvas fortes, quando pode ocorrer alteração momentânea da qualidade da água, e nunca consuma a água sem tratamento.
O resultado reforça a importância da preservação ambiental e do monitoramento contínuo dos rios que cortam o Vale do Peixoto. Além de serem fonte de abastecimento, essas águas sustentam atividades de lazer, turismo e cultura na região, e o acompanhamento técnico garante segurança e tranquilidade para os frequentadores.
Fale aqui a Sua Bronca!
© Web Site A BRONCA MT. All Rights Reserved. Design by R.F. NEVES